Fechar
Acesso restrito


Notícias

13/06/2017 - Um aplicativo para chamar de seu: quando é vantajoso para o empresário investir em soluções ''mobile''



Expressivo mundialmente, o mercado brasileiro de aplicativos abre um caminho de oportunidades para que empresas utilizem a tecnologia a seu favor. Segundo a pesquisa 2016 App Olympics, realizada pela Cheetah Ad Platform, o Brasil aparece na liderança como o País com maior engajamento dos usuários e competitividade da solução, ficando à frente, por exemplo, do México e dos Estados Unidos, onde há boa concentração de desenvolvedores dos apps.

O levantamento mostra que o brasileiro tem, em média, 29,23 aplicativos nos dispositivos móveis. A média mundial é de 27. O comportamento desse usuário, considerado um heavy user, tem levado empresários a investir em aplicativos para aproximar a empresa do cliente, melhorar o atendimento, otimizar a operação e até reduzir custos.

Um exemplo é a locadora de carros Localiza, que desenvolveu um aplicativo para aprimorar o atendimento ao cliente. Por meio do app, é possível fazer check-in na agência e localizar e abrir o carro automaticamente, sem o cliente passar por um balcão de atendimento. As chaves e o documento já estarão no interior do veículo, e o usuário poderá fazer a retirada em menos tempo.

No entanto, por mais que o mercado pareça promissor, ter um aplicativo próprio não é garantia de sucesso. Para colher bons frutos, a orientação é detectar se a solução será capaz de resolver um problema ou dar um passo à frente em inovação. “Primeiro, é preciso verificar a real necessidade e a possibilidade de ter um aplicativo e qual o benefício que levará para a empresa em termos de economia e relacionamento com o usuário. O segundo ponto é se colocar no lugar do consumidor e avaliar se o uso da solução faz sentido”, recomenda o sócio-diretor da WROI+Lúcida, empresa especializada em marketing digital do Grupo GS&MD Gouvêa de Souza, Fábio Sayeg.

Leia aqui a matéria completa, publicada na edição nº 39 da revista Gestão Empresarial (página 16).

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa