Fechar
Acesso restrito


Notícias

09/08/2017 - ARTIGO - A arte de gerir uma empresa



Por Nilton Joel Goedert
 
Em meus trinta anos de profissão, vivo me perguntando: se as oportunidades são iguais para todos, por que uns têm sucesso e outros não? A culpa é dos impostos, da falta de incentivos, das estradas ruins? Mas, se esse fardo é igual para todos, dentro do mesmo segmento, não vale como justificativa. O empresário de sucesso quebra barreiras e aproveita as oportunidades. Já o malsucedido justifica sua derrota, atribuindo a culpa aos outros, menos a si próprio.
 
Visitando empresas e ouvindo empresários, comecei a entender o porquê disso. De um lado, temos o empresário de sucesso, com informações internas e externas à sua disposição. As internas são geradas por uma equipe qualificada, capaz de oferecer dados rápidos e precisos, de forma detalhada e objetiva, imprescindíveis para a tomada de decisões seguras. E as externas dizem respeito ao que está acontecendo no mercado interno e externo no seu segmento, às informações de clientes e concorrentes, além de mudanças que possam afetar seu negócio.
 
Segundo Sun Tzu, general, estrategista e filósofo chinês conhecido por sua obra “A Arte da Guerra”, “aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas”.
 
Acredito que essa citação de Sun Tzu explica a diferença entre o empresário de sucesso e o malsucedido. Infelizmente, muitas empresas são geridas às cegas, sem informações detalhadas do seu próprio produto ou serviço nem de seus concorrentes, sem uma equipe qualificada e focada na necessidade do cliente. Esse empresário está, inclusive, sujeito a fraude interna por falta de controle.
 
Ele, na verdade, não possui foco: um dia está vendendo um produto e no seguinte já está vendendo outro, procurando identificar o mercado por tentativas. É o indivíduo que se forma numa profissão e quer praticar outra. Isso denota um empresário despreparado, imaturo e instável, fadado ao fracasso em tudo aquilo que faz. E você? Como está gerindo sua empresa? Vale uma reflexão.
 
Nilton Joel Goedert é diretor da RG Contadores Associados – Florianópolis (SC)

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa