Fechar
Acesso restrito


Notícias

04/09/2017 - Com oficinas de Artes e Esportes, Projeto Querubins muda vida de crianças carentes em Belo Horizonte

Iniciativa começou em 1994 com apenas cinco meninos; hoje, atende 250 crianças e jovens e serve mais de 10 mil refeições por mês



A história de Taciana Ramalho é daquelas que emocionam e fazem acreditar que todos nós podemos ajudar a construir um futuro melhor para nossos jovens. Ela é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e também obteve uma bolsa para fazer parte do curso Língua e Literatura Espanhola em Barcelona.
 
Taciana ingressou na Associação Querubins, em Belo Horizonte (MG), ainda criança, aos seis anos. Com sete irmãos e moradora da comunidade Vila Acaba Mundo, ela procurou o local porque nunca havia experimentado chocolate quente. Hoje, aos 25 anos, Taciana segue no Projeto Querubins, atuando nas áreas de Projetos e Comunicação.

“O Querubins é um espaço de educação, mas, acima de tudo, de amor ao ser humano. Aqui, todas as crianças aprendem que podem sonhar e acreditar que são capazes de conquistar seus objetivos, sempre respeitando o próximo e trabalhando muito”, destaca.

Localizada em um espaço de 10.000 metros quadrados, ao pé da Serra do Curral, a Associação Querubins promove cursos e oficinas para crianças e jovens de 5 a 18 anos, moradores das comunidades Vila Acaba Mundo, com 3 mil habitantes, e Aglomerado Santa Lúcia, com 38 mil habitantes.

Segundo a fundadora e gestora da Associação Querubins, Magda Coutinho, a única exigência para que as crianças e jovens participem das atividades é que frequentem a escola regularmente. A associação, inclusive, tem parceria com quatro escolas particulares que oferecem bolsas a algumas das crianças atendidas pelo projeto.

O Querubins tem inúmeras oficinas, entre elas, dança, circo, artes visuais, percussão, construção de instrumentos, vídeo e cinema, além de atividades de apoio e reforço escolar, cultivo de horta orgânica, jardinagem, culinária, informática e esportes.

“Temos professores contratados e voluntários especializados em cada área. Além disso, oferecemos capacitação profissional para os pais, como cursos de garçom, copeira e auxiliar de cozinha”, acrescenta a fundadora.

Magda Coutinho iniciou o projeto em 1994. “Comecei com cinco crianças que tomavam conta de carros. Pedi que recolhessem garrafas descartáveis para iniciarmos um plantio de árvores para ‘salvar’ uma área verde da região (o Parque Municipal Juscelino Kubitschek, antigo Parque do Acaba Mundo). Cada menino batizou uma árvore e se tornou ‘guardião’ dela. Na semana seguinte, já eram mais de 10 crianças interessadas. No mês seguinte, 50; depois, 100; e assim por diante”.

Em 1999, ela registrou a instituição, que hoje atende 250 crianças e jovens e, além dos cursos e oficinas, oferece mais de 10 mil refeições por mês.

Magda Coutinho se orgulha da redução da violência na região, que não registra nenhum caso de criança na rua, segundo informações da Polícia Militar. “Nunca tivemos nenhum problema de violência. Aqui, a palavra é amor. A educação, realmente, é capaz de mudar”, conclui a diretora da associação.

Matur Organização Contábil

A Querubins é cliente da Matur Organização Contábil, representante GBrasil de Minas Gerais, que presta os serviços contábeis sem custos à instituição, além de incentivar os empresários da região a apoiar o projeto. “Sabemos que os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro”, ressalta o sócio-diretor da Matur, Mário Mateus. Ele promoveu, no último fim de semana de agosto, uma feijoada solidária para arrecadar fundos para a instituição e manter acesa a chama do respeito e da solidariedade na região.
 
Doações
 
Você também pode ajudar o projeto, que precisa de recursos para prosseguir atuante. Pessoas físicas e jurídicas podem doar. É possível apoiar as obras de atendimento a crianças e jovens da Associação Querubins e deduzir do Imposto de Renda. Saiba como aqui


 

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa