Notícias
11/09/2017 - ARTIGO - Os dilemas na hora de contratar um profissional qualificado
Por Nilton Joel Göedert
A cada dia as pessoas ficam mais especializadas, os constantes avanços tecnológicos fazem parte da evolução do mundo e um detalhe na busca por resultados faz toda a diferença. No entanto, algumas situações são atípicas dentro das empresas, e muitas, por vezes, acabam contratando pessoas de forma equivocada.
Mas como contratar pessoas para cargos de confiança, como na gerência das áreas financeira, administrativa, técnica, comercial e logística, entre outros? Admitir alguém de confiança, que seja muito próximo, da família, em quem você confia, ou um profissional qualificado com conhecimento específico da área de atuação?
Sabe-se que em algumas empresas há muitos “jabutis”. Sim, aquele animalzinho inofensivo de natureza terrestre que vive caminhando nos bosques. Como dizem, se alguém encontrar um jabuti em um galho de árvore, não mexa; se ele está ali é porque alguém o colocou lá.
Contratar profissionais qualificados, comprometidos com as funções deles e conhecedores das áreas de atuação não é tarefa fácil, mesmo com a assessoria de empresas especializadas. Empregar alguém pelo grau de parentesco ou amizade, sem conhecer as habilidades, é um erro fatal.
Outro equívoco comum é promover profissionais ou transferi-los de setor, por serem bons nas atividades que exercem, imaginando que também serão adequados em outra área. As pessoas são diferentes e possuem habilidades diversas.
Fazendo uma analogia com o tabuleiro de xadrez, todas as peças do jogo são importantes e têm sua função bem definida. Para jogar, precisamos saber fazer uso de todas elas e das finalidades que possuem. Trocar pessoas de setor sem conhecer as suas competências é o mesmo que fazer um movimento em “L” com o “Bispo”, sabendo que essa é a função do “Cavalo”.
Portanto, na hora de contratar, busque pessoas com aptidões para exercer a atividade, mesmo com pouca experiência, pois é mais fácil adaptá-las de acordo com a cultura da empresa a investir em novas competências. Reconheça e aproveite as habilidades das pessoas. Essa é a chave para torná-las cada vez melhores e motivadas.
Nilton Joel Göedert é diretor da RG Contadores Associados – Florianópolis (SC)