Notícias
14/12/2017 - Opção Contábil é referência no segmento em Tocantins
O contador mineiro Flavio Azevedo Pinto chegou a Tocantins um ano após a fundação de Palmas, em 1991, aos 26 anos de idade. A capital era ainda uma grande fazenda e um projeto de cidade. No mesmo ano, fundou a Opção Contábil (GBrasil | Palmas – TO) com o propósito de assessorar empreendedores que, assim como ele, chegavam de todos os cantos do País, dispostos a construir um negócio e uma nova vida.
A empresa não fugiu à regra e acompanhou o ritmo de crescimento da capital mais jovem da federação e detentora do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (1991-2010). A organização contábil conquistou um lugar ao sol e, hoje, é a maior do estado no segmento. O maior salto aconteceu em 2010, quando adquiriu a concorrente Contato Contabilidade. O número de clientes dobrou. “Foi uma aventura bem-sucedida. A empresa, pela trajetória dela, possui grande conceito no mercado a partir do estabelecimento de um alto nível de credibilidade com os clientes e com os órgãos de fiscalização”, avalia Flavio.
O contador também tem contribuído para o desenvolvimento da profissão no estado e integra a Fundação Brasileira de Contabilidade. Também ocupou a presidência do Conselho Regional de Contabilidade (CRCTO) nos biênios 2006/2007 e 2008/2009, períodos em que foi inaugurada a sede do órgão de normatização e fiscalização profissional em Palmas.
O empresário tem ao lado dele sete sócios e mantido o ritmo de crescimento da empresa dedicando-se, sobretudo, aos valores e suporte das coirmãs do GBrasil. Desde 2013, a Opção Contábil ela está em nova sede, próxima à Prefeitura de Palmas, em uma área de 350 metros quadrados. Situado na Quadra 504 Sul, o prédio passou a oferecer aos visitantes mais facilidade de acesso e conforto. Um time de 43 colaboradores atende 258 clientes, cerca de 70% dos setores de comércio e prestação de serviços.
“Posso dizer que o intercâmbio de conhecimento técnico e a experiência compartilhada em gestão com o GBrasil nos permitiram um amadurecimento e uma nova forma de ver o negócio. Temos conhecimento de boas práticas em nível de Brasil e tanto aprendemos como ensinamos”, avalia Flavio, destacando que o estado do Tocantins foi um dos primeiros a implantar o SPED Fiscal, servindo ao governo como um “laboratório fiscal” do novo sistema.