Fechar
Acesso restrito


Notícias

21/02/2018 - Serviços de mobilidade ajudam cidades a serem mais sustentáveis

Estudo aponta que 75% dos moradores nos grandes centros do mundo utilizam aplicativos para se locomover



Com o mundo na palma das mãos, os aplicativos de smartphones têm mudado a forma como a população se desloca nos grandes centros urbanos. Uma pesquisa da Kantar TNS com mais de 24 mil pessoas em 19 países aponta que 75% dos moradores em áreas urbanas recorrem aos aplicativos para se locomoverem e organizar o seu trajeto no dia a dia. 

Entre as 30 cidades pesquisadas, estão São Paulo e Rio de Janeiro, onde 37% e 36% dos motoristas passaram a dirigir menos, respectivamente. Apesar de o estudo ter sido realizado em 2015, os dados se mantêm atuais. “O consumidor de uma forma geral está cada vez mais conectado aos aplicativos e certamente essa tendência vai continuar”, comenta a vice-presidente da Kantar TNS, Isabelle Rio-Lopes.

Sendo assim, os serviços de mobilidade têm ajudado as cidades a serem mais sustentáveis e menos congestionadas. Com 17 milhões de usuários ativos em todos os estados brasileiros, a Uber conta que a categoria de viagem compartilhada da empresa já reduziu mais de 13 milhões de quilômetros rodados pelos carros em São Paulo, uma economia de quase 650 mil litros de gasolina. De acordo com a empresa, “é possível diminuir o congestionamento nas cidades e desenvolver mais tempo de qualidade para a população se houver cada vez mais pessoas em menos carros”.

Outra opção de compartilhamento é a BlaBlaCar, uma plataforma de caronas de longa distância presente no Brasil há dois anos. Com 38 mil rotas já registradas - sendo que cerca de 20 mil delas conectaram cidades que não são ligadas ao transporte público - a startup analisa que muitas pessoas, principalmente os jovens, têm aderido à economia compartilhada, independentemente de serem carros, casas, bicicletas, entre outros aplicativos no mercado. “As viagens proporcionadas pela BlaBlaCar contribuem não apenas para a economia dos usuários, mas também proporciona menos congestionamentos, já que são até quatro pessoas que dividem o mesmo carro para o mesmo destino”, afirma o diretor Ricardo Leite.

Além dos serviços de mobilidade, diversos projetos têm sido realizados em diversas partes do Brasil com o objetivo de buscar soluções para o meio ambiente ser menos impactado. É o caso do Projeto 120% Sustentável, da Fucape Business School, localizada em Vitória (ES). “Entre as atividades desenvolvidas, está a construção do Estacionamento Verde, com placas para captação de energia solar, que proporcionará sombra aos carros estacionados e também captará toda a energia consumida pela instituição”, explica o cofundador da Fucape e mentor do projeto, o professor-doutor Aridelmo Teixeira.

Segundo a entidade, o estacionamento sustentável terá um custo simbólico voltado para o projeto, que também fomentará a utilização de um aplicativo de carona solidária entre os alunos a fim de minimizar a quantidade de automóveis e, consequentemente, contribuir para menos poluição e congestionamentos na cidade.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa