Fechar
Acesso restrito


Notícias

30/08/2018 - Solicitação de crédito tem mais chance de ser aceita com contabilidade acurada

Dados bem formatados são primordiais para cadastro exigido por instituições financeiras

 
Em algum ponto de sua trajetória, o empreendedor provavelmente terá que pedir um empréstimo ou financiamento, seja para expandir seu negócio ou sanar um problema financeiro. Nesse momento, é preciso saber como mostrar à instituição financeira que é seguro conceder o crédito solicitado.
 
"Ao solicitar uma linha de crédito, o empreendedor disponibilizará informações que permitirão ao agente financeiro avaliar a possibilidade de liberação de recursos", explica o consultor do Sebrae Mauricio Mezalira.
 
Além de se certificar sobre a idoneidade do tomador, normalmente com o apoio do SPC e do Serasa, a instituição financeira também avalia a capacidade que ele tem de cumprir com as prestações, explica Mezalira. O consultor diz que esta análise leva em conta informações de receitas, custos e despesas, assim como dados referentes à estrutura de capital do empreendimento, seu nível de endividamento e sua liquidez para honrar compromissos de curto prazo, entre outros.
 
Na tarefa de fornecer os dados ao banco, é importante ter a assessoria de um contador, como demonstra o sócio e responsável técnico da D.Duwe Contabilidade (GBrasil | Porto Velho – RO), Ronaldo Hella. 
 
"Orientamos o cliente para que a contabilidade demonstre a realidade da empresa à instituição financeira que vai conceder o empréstimo", diz Hella. Às vezes, a contabilidade precisa ser atualizada, para que os índices da análise do balanço possam ser condizentes com o momento atual. São coisas como avaliar um patrimônio ou aumentar o capital social, integralizando lucros", explica. "Geralmente, é necessário que sejam completados vários cadastros com informações contábeis, então, fazemos esse preenchimento também."
 
Quanto aos dados que podem ser solicitados, Maurio Mezalira afirma que, em princípio, as instituições financeiras podem solicitar todo tipo de informação referente à idoneidade, capital da empresa e capacidade que ela tem de pagamento. "Nenhuma instituição é obrigada a conceder o crédito, mas, no caso de uma reprovação, entendo que é importante que haja transparência nas relações. Se o cliente se sentir prejudicado, poderá recorrer aos serviços de proteção ao consumidor, Banco Central e até mesmo às ouvidorias das instituições", assegura. 
 
Por outro lado, é preciso que a empresa que busca o banco também seja correta. "Esconder algo pode ocasionar reprovação do crédito", alerta o consultor do Sebrae.
 
Preparo também é fundamental para não ter o crédito negado. "Faça o planejamento financeiro. Isso ajudará na sua gestão e também na apresentação às instituições', recomenda Mezalira ao empreendedor. "Trate o pedido de crédito como um projeto e estabeleça um cronograma das atividades para que você possa acompanhar e cumprir", acrescenta.
 
A parte contábil também faz parte deste planejamento, como ressalta Ronaldo Hella. "Acontece muito de uma empresa não ter a contabilidade organizada. Às vezes, precisamos fazer um trabalho anterior ao pedido de financiamento, em alguns casos de até um ano, orientando o empresário a formalizar suas operações, para que depois desse período consigamos apresentar ao banco o que a empresa realmente é."

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa