Fechar
Acesso restrito


Notícias

05/09/2018 - ''Dicionário de Contabilês'': EBITDA



 
Nem sempre o vocabulário usado na contabilidade é fácil de entender. A grande quantidade de siglas, termos e nomenclaturas pode confundir até mesmo os mais experientes na área. Por isso, o site do GBrasil criou a série "Dicionário de Contabilês", que explica várias palavras que fazem parte desse importante universo de números e análises.
 
Começamos com o Ebitda, um indicador internacional que serve para mostrar como anda o desempenho de empresas de capital aberto – aquelas companhias que têm ações negociadas na Bolsa de Valores.
 
A sigla vem do inglês e é formada pela junção de earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Há uma versão em português, conhecida como "Lajida", que traduz o termo: lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

O Ebitda é o lucro que a empresa teria se não precisasse pagar juros ao banco, não tivesse que repor seus bens por causa da depreciação e da amortização, tampouco pagar impostos ao governo. O Ebitda é sempre maior que o lucro líquido da companhia.
 
Em tempo: o lucro líquido é o resultado já subtraído de despesas financeiras, depreciação e amortização e impostos.
 
Contribuiu para a definição desse verbete o contador Pedro Coelho Neto, diretor da Marpe Contabilidade (GBrasil | Fortaleza – CE).

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa