Fechar
Acesso restrito


Notícias

23/10/2018 - EAD marca nova fase da Uniasselvi

Com mais de 135 mil alunos em todo o Brasil, universidade passou ao comando de fundos de investimentos estrangeiro com apoio da J. Mainhardt & Associados



Os números do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) deixam claro por que a instituição de ensino é a maior de Santa Catarina e está entre as maiores universidades brasileiras: são 350 polos de ensino a distância (EAD) e dez unidades próprias de ensino presencial, que abarcam 135 mil alunos em todo o Brasil e proporcionaram um faturamento de R$ 343 milhões em 2017 – para 2018, a meta de crescimento bate os 20%.

Em 2016, esse colosso foi vendido pelo grupo educacional Kroton para os fundos de investimentos Carlyle e Vinci por R$ 1,1 bilhão. A Uniasselvi precisava unificar o sistema de pagamentos tanto de fornecedores quanto de funcionários contratados em diferentes modalidades em suas filiais. Havia desde colaboradores com contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até horistas. Além disso, os cálculos deveriam respeitar a legislação de cada Estado, seguindo convenções sindicais específicas.

A J. Mainhardt & Associados, representante GBrasil em Santa Catarina, foi contratada pela Uniasselvi para conduzir a reestruturação dos processos do Fisco contábil e dos serviços de outsourcing de folha de pagamento da universidade.

Segundo o diretor financeiro da Uniasselvi, Jesonias Castanho, as áreas que mais enfrentaram desafios ao longo da mudança foram a financeira, a contábil, a fiscal e a de recursos humanos, em função da necessidade de montar as equipes praticamente do zero.

“A J. Mainhardt desempenhou papel importante para garantir a rápida absorção das rotinas que possuíam curto cronograma a ser migrado. A dedicação da empresa possibilitou à administração se concentrar nas operações e no desenvolvimento do negócio de educação”, diz o executivo.
Foram necessários três meses para concluir cem por cento a transição dos processos da Uniasselvi. Ao fim, o trabalho superou as expectativas em termos de qualidade e inovação, de acordo com Carlos Mainhardt, diretor comercial da J. Mainhardt.

“Mapeamos as necessidades e, sempre com cronograma apertado [porque as exigências governamentais não cessam], implantamos otimizações que trouxeram agilidade com segurança”, afirma Mainhardt. É uma tarefa que ainda demanda atenção constante: atualmente, a associada GBrasil mantém uma equipe de 15 pessoas exclusivamente para atender à universidade nas áreas fiscal, contábil e de departamento pessoal.

Leia a matéria completa na edição de n.º 43 da revista Gestão Empresarial. É só clicar aqui!

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa